João Fonseca ganha mais uma e avança para a final do Challenger Camberra


João Fonseca bateu o britânico Jacob Fearnley, na semifinal desta sexta feira (03/01) por dublo set 6/3 e chega à final do torneio Challenger Camberra que acontecerá na madrugada de sábado (04/01), é a segunda final seguida do carioca.
- Next Gen ATP Finals (campeão) 22/12/2024
- Challenger Camberra (final) 04/01/2025
João Fonseca teve sua primeira partida do torneio ainda em ano de 2024, dia 30 de dezembro, logo após se consagrar campeão do Next Gen ATP Finals no dia 22, ele entrou em quadra contra o tenista americano Mackenzie McDonald, onde conseguiu a vitória tranquila de 2 sets a 0, sendo o primeiro 6/1 e o segundo por 6/3, após ganhar sua última partida do ano de 2024, João aproveitou seus poucos dias de comemoração do novo ano que estava por vir e já entrou em quadra novamente no dia 01 de janeiro, para a segunda partida do torneio.
A segunda partida ou as oitavas de final, foi contra o croata Duje Ajduković na madrugada de quarta-feira (01/01/2025) de forma tranquila o tenista brasileiro ganhou o seu primeiro set de 6/1, deixando uma possível classificação já no segundo set, aonde venceu e bateu o croata por 7/5, assim passando para as quartas de finais.
2 sets a 0 de novo, assim foi a 2° vitória do ano do brasileiro, ele entrou em quadra logo dia seguinte, dia 2 de janeiro, contra o francês Harold Mayot, ganhando o 1° set de 6/2 e o 2° de 6/3, assim manteve sua ótima fase e chegou à marca de 8 jogos sem derrota.
Chegando ao jogo de hoje (03/01, sexta-feira) o tenista carioca venceu novamente, dessa vez foi a vez do britânico Jacob Fearnley entrar em campo contra o brasileiro e perder os 2 sets, Fonseca então terminou essa partida aplicando um duplo 6/3 e batendo o britânico pelas quartas de finais, chegando então a sua 3° vitória do ano de 2025 e a 9° vitória consecutiva.
A final do torneio Challenger Camberra acontecerá na madrugada de sábado, as 2 da manhã no horário de Brasília, contra o americano Quinn de 20 anos, que busca sua 3° vitória nesse ano e seu primeiro título na carreira profissional.

Conheça mais sobre João Fonseca, o tenista carioca que vem brilhando no profissional
João Fonseca é um tenista brasileiro de apenas 18 anos que vem encantando o mundo da raquete. Após vencer sua segunda semifinal seguida, o carioca nascido em 2006 ganhou cada vez mais destaque em nível mundial, após ganhar seu primeiro torneio profissional ATP, o Next Gen ATP Finals.
Sua jornada em nível mundial profissional começou em 2024 no torneio Rio OPEN, onde conseguiu sua primeira vaga vencendo o torneio mundial do circuito Junior de 2023 pela ITF, aos 17 anos, foi o primeiro brasileiro a terminar a temporada como número 1 do ranking de juniores até 17 anos, logo após ganhou seu convite para seu primeiro torneio profissional da ATP.
Primeira Vitória profissional: Rio Open
Após ser convidado para o torneio profissional aos 17 anos, João Fonseca ganhou sua primeira partida contra o francês Arthur Filis, até então 36° do mundo, ganhando sets diretos, o primeiro de 6/0 e o segundo 6/4, a primeira vitória abriu os olhos do jovem tenista, onde já viu sua passagem para o profissional, em sequência, na sua segunda rodada bateu o tenista chileno Cristian Garin por um duplo 6/4, e se tornou o segundo tenista mais jovem a chegar nas quartas de final de um ATP 500, onde infelizmente deixou a competição após uma derrota para o argentino Mariano Navone por 2 sets a 1 do brasileiro, apesar de sua derrota o brasileiro ganhou visibilidade para o mundo da raquete, onde avançou 313 posições no ranking da ATP, saiu de 655° para 343°. Após o Rio OPEN, João Fonseca decidiu seguir sua jornada no mundo profissional, onde encerrou seu ciclo em torneios juniores.

Primeira Final: Challenger de Assunção
Em março de 2024, João iria chegar na sua primeira final de um torneio profissional, o Challenger de Assunção, assim então, no dia 23 de março, João Fonseca entraria em quadra pela semifinal do torneio, contra o argentino Román Andrés Burruchaga, onde teria sua passagem pra final por 2 sets a 1, ganhando o primeiro de 7/6, perdendo o segundo por 6/1 e finalizando ganhando o terceiro de 6/3.
Chegando na final, Fonseca se deparava com um atleta brasileiro, Gustavo Heide nascido em São Paulo, que havia se preparado melhor para esse campeonato, logo após perder o Challenger de Santiago, na semifinal, ele queria o título de Assunção. Analisando seu adversário, João sabia que a partida iria ser difícil, assim, o primeiro set terminou com a derrota do tenista carioca por 7/5, logo após no 2° set, João conseguiu o empate de um set para cada, levando para tie-break se encerrou em 7/6, já o último set a vitória de Gustavo foi clara, terminando em 6/1 e levando seu primeiro título de Challenger para casa.
Primeiro título Challenger da carreira

O brasileiro carioca chegou à final do Challenger de Lexington com brilho nos olhos e cada vez com mais vontade do primeiro título Challenger, após alcançar a final, João se deparava com o australiano Li Tu de 27 anos, aonde teve sua vitória consagrada por 2 sets a 0, ganhando o primeiro de 6/1 e o segundo 6/4, assim, teve seu primeiro título Challenger de sua carreira, se tornando o melhor jogador ranqueado com menos de 18 anos pela ATP.
Título: Next Gen ATP Finals

O brasileiro João Fonseca conquistou no dia 22 de dezembro de 2024 seu título com maior expressão, aonde apontava os melhores da atualidade sub-20, terminando o torneio com 5 jogos e 5 vitórias, se tornando o primeiro sul-americano a ganhar a competição. No primeiro jogo o carioca enfrentava um nome conhecido em sua carreira, Arthur Fils o francês onde teve sua primeira vitória da carreira como profissional, o jogo foi marcado pela vitória do carioca por 3 sets a 2, ganhando o 2° set de 4/2, logo após o 3° por 4/1 e finalizando o 5° set também por 4/1, o francês Arthur Fils se classificou considerado o 1° colocado de melhor sub-20 do momento.
No segundo jogo da competição João se deparou com o americano Learner Tien, adversário que iria se deparar mais à frente na própria final, ganhando 2 sets seguidos por 4/0, perdendo o seguinte por 4/1 e finalizando sua vitória por 4/2 no último set.
Indo pro seu último jogo da fase de grupo, se deparou com o tcheco Jakub Mensik, finalizando suas 3 vitórias da fase de grupo, após o jogo muito disputado, 5 tie-break foram registrado para a vitória final do brasileiro por 3 a 2, ganhando o 2° e 3° set e finalizando com o 5° por 7/5.
Semifinal do campeonato, o brasileiro carioca enfrentava de novo um francês, mas dessa agora era a vez do tenista Luca Van Assche tentar a sorte contra João Fonseca, porém, não saiu como o esperado para o francês que saiu com a derrota de 3/0 para o brasileiro.
Domingo 22 de dezembro era a data que João entrava pela última vez para se consagrar campeão do Next Gen, se deparava novamente com o americano learner Tien, onde teve seu último confronto, o jogo começou com a vantagem do americano, vindo de um set de 4/2 a seu favor, logo no 2° set veio a verdadeira competição, após vários tie-breaks, João consegue sair com a cabeça erguida após ganhar seu set de 10/8 deixando o jogo empatado, logo depois desse set cheio de dificuldade, o americano não conseguiu segurar a potência do brasileiro, perdendo então o set de 4/0, deixando então Fonseca na vantagem, só precisava fechar o jogo no 4° set, e assim fez, Fonseca fechou a série por 4/2 finalizando o torneio e se tornando o primeiro brasileiro a ganhar o Next Gen ATP Finals.